Suas folhas são trifoliadas. O seu fruto possui grande quantidade de cafeína e, devido a suas propriedades estimulantes, é usado na fabricação de xaropes, barras, pós e refrigerantes. Tem casca vermelha e, quando maduro, deixa aparecer a polpa branca e suas sementes, assemelhando-se com olhos.
O guaraná é rico em substâncias funcionais dentre elas a cafeína, a teobromina, a teofilina entre outras. O consumo do guaraná aumenta o gasto calórico diário e diminui o apetite, por manter estáveis os níveis de glicose no sangue, combatendo assim, a obesidade.
Por possuir uma maior concentração de cafeína, o guaraná tem ação estimulante, aumentando a energia e a capacidade de concentração, além de outros benefícios. O guaraná é um potente tônico recomendado para pessoas com fadiga, fraqueza ou convalescença. Como usar o guaraná para emagrecer.
As frutas do guaraná são consumidas in natura ou em forma de chá. Para fazer o chá, coloque em uma panela 2 ou 3 frutas e deixe ferver por 10 minutos. Depois de pronto, pode beber 3 ou 4 xícaras por dia. O guaraná também pode ser utilizado na forma de suco, ficando delicioso com a adição de outros frutos como morango e limão.
O guaraná é um estimulante: aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares e diminui a fadiga motora e psíquica.