De textura viscosa, existe no líquido sinovial, humor vítreo e no tecido conjuntivo colágeno de numerosos organismos, sendo uma importante glicosaminoglicana na constituição da articulação. Esta molécula é a única GAG não sulfatada e possui a capacidade de se associar a proteínas para formar agregados moleculares, mas não forma proteoglicanos.
A molécula de ácido hialurónico é uma macromolécula composta por cadeias lineares de ácido glucurônico e N-acetilglicosamina, que podem chegar a milhões de unidades de sacarose. Sua estrutura é semelhante à do ácido N-acetilglucosamina, mas possui a substituição do ácido oxálico por um grupo aldeído de ácido glucurônico. É uma substância sem cor, sem cheiro e sem gosto. Na biologia, é um dos componentes do líquido sinovial e do humor vítreo, assim como do suco gelatina do cartilagem e outros tecidos conjuntivos.
A duração do efeito do ácido hialurônico é de seis a doze meses, dependendo da quantidade aplicada e da área tratada. O tempo pode ser variable, devido à idade e à presença de fatores que aumentam a degradação do ácido hialurônico. Atualmente, pode-se usar ácido hialurônico marcado com fluoresceína, o que facilita a visualização do produto na pele. Estudos demonstraram que a aplicação de ácido hialurônico marcado com fluoresceína não é tóxica.