O colágeno é sintetizado intracelularmente em pequenas porções e exportado para fora da célula, onde, através da atuação de enzimas polimerizantes, é definido com a estrutura própria de colágeno, em hélice-tripla. O colágeno ou gelatina, como conhecemos, é a classe mais abundante de proteínas do organismo humano e representa mais de 30% de sua proteína total, sendo obtidos industrialmente principalmente através dos bovinos. A deficiência de colágeno no organismo denomina-se colagenoses, acarretando alguns problemas como má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros. Todos os mamíferos fabricam o colágeno e seu uso se estende em diversas áreas de aplicação.
O colágeno hidrolisado é o colágeno que passou por processo de hidrólise ou seja a grande cadeia proteica se quebra em um ponto, agregando uma molécula de água em sua estrutura. Já a síntese de colágeno pelo corpo depende de fatores como a disponibilidade de vitaminas e minerais específicos de cada colágeno, além da necessidade do organismo em sintetizar aquele tipo de colágeno. Como a maioria de sua estrutura é composta dos 3 tipos de aminoácidos já citados, o colágeno é uma boa «fonte de proteínas», apesar de não oferecer todos os aminoácidos essenciais necessários à boa alimentação.
Colágeno Tipo II
É produzido por condrócitos, aparece na cartilagem hialina e na cartilagem elástica. Não produz feixes. Presente nos discos intervertebrais, olhos e cartilagem.
A aplicação do colágeno hidrolisado
A aplicação de colágeno hidrolisado é ampla e vão desde a suplementação alimentar até a aplicação na indústria de alimentos, cosméticos, nutrição animal e farmacêutica. A aplicação do colágeno em suplementação alimentar é uma boa opção para aqueles que desejam manter ou melhorar a saúde da pele, já que o colágeno é um dos principais componentes da pele. Além disso, o colágeno hidrolisado é uma proteína de alta digestibilidade, o que significa que ela é facilmente absorvida pelo organismo. No entanto, para que o colágeno seja absorvido pelo organismo, é preciso ingerir uma suplementação aliada à vitamina C.